Atuação consistente aproxima Grêmio das oitavas

Em noite de gala de Ferreira, com dois gols e uma assistência, Grêmio praticamente se classifica para as oitavas de final e vai em busca do seu título inédito na Copa Sul-Americana. O reencontro com a equipe argentina mostrou maturidade dos comandados de Tiago Nunes, e consistência ao trabalho que vem sendo desenvolvido. 

Com surpresa na escalação, o Grêmio iniciou o jogo com Lucas Silva e Diego Churín entre os titulares. A cada jogo que passa, Tiago Nunes mostra estar querendo explorar o potencial de cada um dos jogadores que tem a sua disposição, até mesmo os mais questionados pela torcida e imprensa, como Lucas Silva e Luiz Fernando. 

Chama a atenção o fato do Grêmio mais uma vez demonstrar competitividade e foco durante os 90 minutos, salvo alguns momentos de descuido, como a falha defensiva no gol sofrido. O Grêmio tem outra cara, não é mais aquela equipe mórbida e apática que se viu nas decisões contra Palmeiras e Independiente del Valle. Agora o time tem poder de reação, sofre o gol e vai buscar o resultado, não se contenta com empate ou derrota. 

Tiago Nunes vem jogo a jogo implementando intensidade no estilo da equipe, uma característica que o fez vencedor por duas temporadas no Athletico Paranaense, e que consequentemente lhe deu capital futebolístico para ser visto com prestígio no mercado. O Grêmio quando ataca, pressiona a saída de bola e avança com rápida transição, criando cenário para as jogadas de Ferreira e as finalizações letais de Diego Souza.

Matheus Henrique é o fiador desse processo, o meio-campista que vinha sido criticado por sua falta de objetividade e pouca movimentação, hoje marcou mais um gol. Até o próprio Thiago Santos apareceu como elemento surpresa no ataque, justamente no lance que originou a sua lesão, e que o torna dúvida para o clássico grenal do próximo domingo (16).

Mas a maior virtude e motivo de celebração para a torcida gremista é a fase espetacular de Ferreira, são 9 gols e 7 assistências em 19 jogos na temporada de 2021. O ponta esquerda tem recebido elogios merecidos por sua alta taxa de participação nos gols, se mostrando muito eficiente nas investidas ousadas no ataque, com dribles desconcertantes e ótimo faro de gol. 

Tiago Nunes tem 6 jogos e 6 vitórias, um incrível aproveitamento de 100%. O treinador chega com moral garantida para enfrentar o Internacional na final do campeonato gaúcho. Dessa vez o seu grande teste, servirá de verdadeiro parâmetro para o seu trabalho.

Alguns ajustes ainda precisam ser feitos, como a correção das falhas defensivas na bola área, nosso maior rival tem um grande poderio ofensivo nesse aspecto. Porém, a expectativa é que o Grêmio de atuações convincentes com intensidade e objetividade, possa sair com um bom resultado do Beira-Rio.


Texto: Marcelo Henrique. 

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O nascimento de um departamento de futebol

Título da Recopa Gaúcha foi apenas detalhe perto do brilho da gurizada

Felipão reencontra o Grêmio para nos salvar do rebaixamento