Vantagem assinada pelo artilheiro
O Grêmio venceu o Caxias do Sul por 2 a 1 e saiu na frente pela classificação para as finais do Campeonato Gaúcho. A partida realizada no Estádio Centenário na serra gaúcha teve dois gols de Diego Souza para o Grêmio e Marlon descontando para os donos da casa.
Nos primeiros minutos, o Grêmio adotou uma postura ofensiva e empurrou o Caxias para dentro do próprio campo. Chamou a atenção que em muitos momentos tanto Geromel quanto Ruan se posicionaram na intermediária para frente. Ficou nítida a presença do time no ataque. Assim, quanto mais jogadores atacando, naturalmente os espaços iriam surgir, e surgiram.
Após cruzamento de Geromel e falha do zagueiro do Caxias, Ferreira teve a oportunidade de finalizar livre na área, mas errou em bola e não concluiu. Em seguida, o ponta-esquerda se redimiu em boa jogada pelo flanco e tocou para Diego Souza, que bateu colocado para fora.
O gol estava amadurecendo, e amadureceu de vez quando o meio-campo soube ser competente para pressionar a saída de bola, avançar seus jogadores e fazer a bola chegar no centroavante gremista. Diego Souza abriu o marcador com um belo chute cruzado, depois de aproveitar a sobra do passe de Thiago Santos, que teve papel importante desde o nascimento do lance com um lindo porta-luz para Matheus Henrique. É surpreendente que o camisa 5 mostre mais repertórios do que apenas o desarme. Lançamentos e assistências foram constantes na participação de Thiago Santos.
Porém, depois de buscar a vantagem o Grêmio relaxou, permitiu o avanço do Caxias e parou de ser incisivo em suas investidas ao ataque. Tanto é que chegou a tomar um gol, anulado mas que serviu de alerta para a desatenção do time no jogo. Infelizmente não adiantou, o Grêmio continuou passando por dificuldades para sair do próprio campo e foi envolvido pelo Caxias, o que resultou no gol de Marlon, depois de mais uma falha na bola aérea. O primeiro tempo terminou com perspectivas negativas acerca do rendimento do time no ataque, no meio e na defesa.
No segundo tempo, o panorama da partida foi diferente, não houve altos e baixos na mesma etapa. Surpreendentemente, o Grêmio manteve o foco tático e técnico durante os 45 minutos finais. Isso não significa que o time foi proprietário de uma atuação de luxo nesse período, mas demonstrou a tão quista concentração e vontade para sair vitorioso do jogo.
O tricolor retornou do intervalo convicto de que teria que recuperar o prejuízo. Assim, voltou a ocupar todo o campo do Caxias e esteve muito mais perto de fazer o gol do que tomar. Ciente da mudança de comportamento da equipe, Tiago Nunes consolidou e povoou o meio-campo com as entradas de Lucas Silva e Maicon, dessa vez Jean Pyerre permaneceu entre os 11. Embora não tenha feito uma ótima atuação, JP se mostrou bastante participativo e contribuiu no domínio que o Grêmio teve na segunda etapa.
Os dois jogadores que vieram do banco forneceram vigor e movimentação para o time, elementos fundamentais para a criação ofensiva. Foi o que aconteceu quando Maicon quase fez o gol depois de tabela com Diego Souza, e quando Lucas Silva lançou Ferreira que sofreu o pênalti após entrar em diagonal para cabecear no gol.
Aos 37 minutos da etapa complementar, o artilheiro do estadual Diego Souza foi para a marca da cal e finalizou com categoria para sacramentar a vitória gremista. Depois do gol, o time teve tranquilidade para administrar o placar durante o resto da partida.
Com esse resultado, o Grêmio precisa apenas de um empate para eliminar o Caxias e enfrentar o vencedor de Internacional x Juventude na decisão do Gauchão. O jogo é apenas no próximo domingo, mas na quinta-feira a equipe de Tiago Nunes tem mais um desafio na Copa Sul-Americana contra o Aragua, da Venezuela. O treinador fará sua estreia na Arena e até lá precisa encontrar alternativas para corrigir alguns problemas como a deficiência defensiva, haja vista o fato do Grêmio ter vazado na maioria dos jogos da temporada de 2021.
Texto: Marcelo Henrique.
Foto: Lucas Uebel.
Comentários
Postar um comentário